RSVP: Responda, pelo amor de Deus!!!


Uma amiga que eu tenho (se revelar nomes sou uma blogueira morta) está fazendo uma festa de aniversário superchique, mas me disse estar preocupada se os convidados irão ou não aparecer, já que o evento recai em um fim de semana com feriado logo depois.
Foi então que eu perguntei: Uái (sempre volto às raízes quando me espanto), mas você vai colocar confirmação de presença no convite, não vai??!!
E ela calmamente me disse: mas as pessoas nem sempre confirmam.
Foi assim que me inspirei em escrever este post.
Como assim, nem sempre confirmam?



Bom, primeiro, pra quem não sabe: RSVP é a sigla de Répondez, s'il vou plaît (responda, por favor - em francês).
Hoje em dia menos usado e substituído pelo famoso: Favor confirmar presença.
Gente, é muito simples: 30 segundos da sua vida pra ligar ou mandar um e-mail dizendo que vai ou que não vai. 
Se você já organizou festas mais elaboradas, sabe o quanto isto é importante.
O anfitrião precisa saber quantas pessoas vêm. Já pensou convidar 400 pessoas e apenas 200 comparecerem? Já pensou o desperdício?
Quando o anfitrião pede a confirmação de presença, não é afetação ou vontade de aparecer, de ser fino, chique... Não é gente. É pura logística. Saber quantas pessoas tem pra atender e como fazer isto da melhor maneira possível. 
O RSVP é utilizado desde os casamentos da realeza (veja o convite que recebi pro casório do Principe William com a Kate Midleton - kakaka) até eventos empresariais (workshops, desfiles...)

Assim, pense no seu anfitrião: ele está lhe convidando, com o maior carinho, para um evento que ele está organizando com todo cuidado. O mínimo que se pode esperar, de você convidado, é consideração.

Réspondez, s'il vous plaît!






Comentários

Postagens mais visitadas