Marmita saudável!!! - Parte I



Lembra que eu falei no post sobre "mobile food", que ultimamente o hábito de levar comida de casa (seja pro trabalho, pra faculdade...) tem ganhado cada dia mais adeptos?

Isto porque a gente deixa as tentações do fast food e do self service,  e passa a ter uma alimentação muito mais saudável.

Assistindo um programa da GNT que eu adoro, Cozinha Prática, com a linda e talentosa Rita Lobo, aprendi várias receitas superlegais pra gente levar na marmita.


Hoje vamos destacar uma saladinha de frango com molho tahine, uma sopa fria de cenoura com leite de côco e uma sobremesa que fica pronta em 10 minutos no microondas.  

Então, mãos à obra rumo à alimentação saudável!!

Salada de 7 grãos com frango e molho tahine

Para o molho de tahine
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
2 colheres (sopa) de caldo de limão
2 colheres (sopa) de água filtrada
1 dente de alho
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Descasque o alho e amasse no pilão com o sal (se preferir, pique fino numa tábua). Junte o tahine e o caldo de limão e misture bem, formando um molho espesso.

Adicione a água e misture para diluir o molho (se desejar um molho mais fluido, coloque mais água). Transfira para um potinho de vidro, tampe e conserve na geladeira até a hora de usar.

Para fazer a salada 7 grãos com frango
Ingredientes:
¼ de xícara (chá) de 7 grãos
4 ½ xícaras (chá) de água
¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada
1 coxa (ou sobrecoxa) de frango assado
½ xícara (chá) de folhas de radicchio fatiadas (meça pressionando na xícara)
½ abobrinha italiana
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Numa panela pequena, coloque os 7 grãos com a água, tempere com uma pitada de sal e leve ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos. Escorra os grãos numa peneira, transfira para uma tigela e deixe esfriar.

Numa tábua, pique as castanhas-de-caju e misture aos grãos já frios.

Desfie a coxa (ou sobrecoxa) com as mãos e reserve.

Para fatiar fininho o radicchio, passe pelo mandolim (ou corte com uma faca afiada). Coloque numa peneira, lave sob água corrente e deixe escorrer.

Lave e seque a abobrinha italiana. Com um descascador de legumes, corte fatias finas no sentido do comprimento. Utilize apenas até a metade da abobrinha, guarde o restante para outra preparação.

Num pote de vidro, com fechamento hermético, monte a salada em camadas na seguinte ordem: os grãos, o radicchio, o frango desfiado e as fatias de abobrinha. Só tempere na hora de comer.



Sopa de Cenoura 

Para fazer o caldo
Ingredientes:
1 peito de frango com osso e sem a pele
2 cenouras
1 cebola
2 talos de salsão (as folhas só de um)
2L de água
1 folha de louro
3 cravos-da-índia
5 grãos de pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Sob água corrente, lave bem as cenouras, o salsão e as folhas. Usando uma tábua, corte os vegetais ao meio. Em uma das metades da cebola, espete a folha de louro com os cravos.

Lave o peito de frango sob água corrente e retire o excesso de gordura.

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 40 minutos.

Retire o peito de frango e reserve para uma outra preparação. Transfira o caldo para uma tigela, passando por uma peneira. Reserve os legumes para o preparo da sopa. Reserve um xícara (chá) do caldo e o restante, congele em saquinhos.

Para fazer a sopa
Ingredientes:
1 xícara (chá) de caldo de frango
1 cenoura cozida (do caldo)
½ cebola cozida (do caldo)
1 colher (sopa) de leite de coco
¼ de colher (chá) de curry
¼ de colher (chá) de sal

Modo de preparo:
No liquidificador, bata o caldo de frango, a cenoura cozida, a cebola e o leite de coco por dois minutos, até obter um creme liso.

Tempere com o sal e o curry e bata apenas para misturar.

Sirva a seguir.

Se quiser levar para o trabalho, transfira a sopa para uma garrafa de vidro e deixe na geladeira até a hora de servir. Esquente no micro-ondas ou sirva fria — fica deliciosa!




Maçã com Especiarias

Ingredientes:
1 maçã fuji
1 colher (sopa) de mel
1 pitada de canela em pó
1 pitada de gengibre em pó
noz-moscada ralada na hora
1 pote de iogurte grego

Modo de preparo:
Sob água corrente, lave bem a casca da maçã. Numa tábua, corte a maçã ao meio, no sentido do comprimento. Depois, corte cada metade em quatro pedaços. Retire o miolo com as sementes e despreze.

Numa tigela de vidro, junte a maçã, o mel, a canela, o gengibre e a noz-moscada. Misture delicadamente com uma colher.

Cubra a tigela com filme e, com uma faquinha, faça um furo no centro para que o vapor saia durante o cozimento.

Leve para o micro-ondas para cozinhar por cinco minutos em potência alta. Transfira para um pote de vidro e sirva com iogurte grego.


Comentários

Postagens mais visitadas