Marmita saudável - Parte II



Continuando a série de receitas deliciosas, saudáveis e práticas pra gente levar pro trabalho, hoje vamos aprender a fazer um creme de aspargos, uma sopa fria de tomate (gazpacho) e uma saladinha caprese no pote.

A idéia da Rita Lobo, apresentadora do programa Cozinha Prática da GNT, é aproveitar as sobrinhas de comida que sempre ficam na geladeira, juntando com ingredientes novos e frescos.




Assim, o "restô d'ontê" (nome chique para restos de ontem- rsrs) ganha uma cara nova. 
Além disso é preciso sempre lembrar de equilibrar carboidratos e proteínas, viu? Vamos lá?!

Sopa de aspargos

6 aspargos frescos
1/4 de cebola
1 dente de alho
1 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de água
1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo


1. Com uma faca, corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para enfeitar a sopa. O restante dos talos fatie em rodelas médias.

2. Numa tábua, descasque e pique o alho e a cebola. Não deixe que os cubinhos de alho se misturem com os de cebola, pois eles serão refogados separadamente, para que o alho não queime e amargue.

3. Leve uma panelinha ao fogo para aquecer. Junte a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada e refogue, mexendo com uma colher. Quando ficar transparente, adicione o alho picado e mexa bem por 1 minuto.

4. Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando.

5. Junte a água, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 8 minutos.

6. Na própria panela, ou no copo do mixer, com cuidado para não se queimar, bata a sopa (com o mixer), até que fique lisa. Se preferir, deixe esfriar um pouco, transfira para o liquidificador, coloque um pano de prato dobrado sobre a tampa, segure firme e bata até que fique lisa.

7. Junte o creme de leite fresco à sopa, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto. Verifique o sabor; se precisar, corrija com sal e pimenta-do-reino. Um fio de azeite também vai bem. Transfira para um prato de sopa ou tigela e decore com as pontas de aspargos reservadas.



Gazpacho (sopa fria de tomate)

200 ml de suco de tomate (1 garrafinha de vidro)
1 fatia de pão amanhecido
1 rodela de pimentão vermelho
1/2 pepino japonês
1 dente de alho
1/2 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
1/2 colher (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo


1. No liquidificador, coloque o suco de tomate e a fatia de pão e deixe amolecer enquanto prepara os outros ingredientes.

2. Lave e seque o pepino e o pimentão. Numa tábua, corte o pepino em pedaços e uma rodela do pimentão. Transfira para o liquidificador.

3. Adicione o alho descascado, o vinagre, o azeite e bata por cerca de 2 minutos, até formar uma sopa lisa. Tempere com sal e pimenta-do-reino, bata apenas para misturar. Sirva a seguir. Se quiser levar para o trabalho, transfira a sopa para a garrafinha de suco, feche e deixe na geladeira até a hora de servir.




Salada caprese no pote (com molho pesto)


1/2 xícara (chá) de macarrão tipo fusili
8 tomates grape
8 minimuçarelas de búfala
1 xícara (chá) de folhas de rúcula baby
1/2 xícara (chá) de manjericão fresco
1/4 xícara (chá) de castanha-de-caju
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1/4 xícara (chá) de azeite
1 cubo de gelo
1 colher (chá) de vinagre
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo


1. Leve ao fogo alto uma panela pequena com água. Quando ferver, junte o macarrão e uma colher (chá) de sal. Mexa apenas para misturar. Desligue o fogo 1 minuto antes do tempo indicado na embalagem. Passe o macarrão por um escorredor e deixe esfriar.

2. Lave as folhas de rúcula e os tomatinhos. Transfira para uma tigela, cubra com água, adicione o vinagre e deixe de molho por 10 minutos. Retire as folhas e os tomates da água - assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela - e seque.

3. Lave e seque as folhas de manjericão; descasque o dente de alho.

4. No liquidificador, prepare o molho pesto: junte as folhas de manjericão, as castanhas-de-caju, o queijo parmesão, o alho, o azeite e o gelo e bata bem até triturar a castanha e o gelo. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

5. Para montar a salada no pote de vidro, arrume em camadas na seguinte ordem: o molho pesto, os tomates, o macarrão, a muçarela de búfala e a rúcula. Guarde na geladeira. Na hora de consumir, chacoalhe o pote para misturar o molho.






Comentários

Postagens mais visitadas