Dica de turismo: Passeio de Maria Fumaça!!!!!!





Uma mineira que nunca tinha andado de Maria Fumaça. Confesso que tinha esta frustração. Em Minas não é algo difícil de fazer. Ainda existem diversos passeios como este, mas eu nunca havia criado a oportunidade. 

Então nesta virada de ano, decidi que ia andar de Maria Fumaça a todo custo e lá fomos nós para Passa Quatro, sul de Minas, conhecer o tão famoso Trem da Serra da Mantiqueira. 

Primeiro, tenho que dizer que amei a cidade. Não sei bem explicar porque, mas tudo parecia tão perfeito no seu lugar: a Igreja Matriz, ao lado da Prefeitura, pertinho da estação de trem. E como não pode deixar de ser, com um povo muito, mas muito simpático.(Tá no nosso DNA... rsrs) Isto sem falar em uma rede hoteleira bem farta, que vai das pousadas mais rústicas aos hotéis com centenas de quartos!!!




Mas vamos ao passeio. Primeiro uma dica: reserve!!!! Como são apenas 3 passeios por semana (dois no sábado e um no domingo), e isto a depender das condições climáticas, fica sempre muito lotado e você pode correr o risco de literalmente "perder o trem" (rsrs)

O trem parte da estação de Passa Quatro, ao som de típica música regional e segue em direção a estação Manacá, onde há uma pequena parada para ver o artesanato local e comprar guloseimas.

Depois vai em direção a estação Coronel Fulgêncio, onde se pode ver uma pequena exposição de fotos das minisséries Mad Maria e JK (ambas da rede Globo), que foram gravadas no local. 

Enquanto o trem faz a manobra para retornar para a estação principal, é possível visitar o Túnel da Mantiqueira, um dos maiores fronts de batalha da Revolução Constitucionalista de 1932.  O túnel tem quase 1 km de extensão e divide os municípios de Passa Quatro (MG) e Cruzeiro (SP). 








Eu amei a experiência: o barulho da Maria Fumaça, as fagulhas caindo pela janela (é lenha, mesmo, gente)... Pra quem não acredita, só ver a filmagem feita pelo meu irmão Marcos. 



Foi como voltar no tempo!! Recomendo demais. 
Pra quem quer se aventurar pelos trilhos de Minas, segue as informações práticas:

·         Trajeto: Passa Quatro – Estação Coronel Fulgêncio, 10 km
·         Telefone da Estação: (35) 3371 – 2167 (horário comercial e finais de semana)
·         Reservas: tremdaserrap4@abpf.com.br ou ligar para (35) 3371 – 2167 (horário comercial e finais de semana)
·         Formas de Pagamento: dinheiro
·         Valores: R$50,00 por pessoa, valor promocional para todas as idades 
·         Grupos: favor ligar para (35) 3371 – 2167 (horário comercial e finais de semana)
·         Para fretamentos ou agendar trens extras, contactar a estação
·         Endereço: Av Benedito Valares 159, Praça Dr Paulo de Frontin, S/N,     Estação Ferroviária, CEP 37460-970
      
Funcionamento:
Sábados: 10 h e 14h30 (horário da tarde sujeito a confirmação)
Domingos: 10 h
Durante feriados e épocas de grande movimentos são feitas viagens extras, mas deve-se contactar a estação para maiores detalhes e agenda.
Duração total do passeio: duas horas

Comentários

Postagens mais visitadas

Instagram scrolling